Tráfego pago funciona? 3 Dicas importantes antes de investir
O tráfego pago funciona sim, porém, deve ser feito de forma estratégica para não perder dinheiro e se frustrar com resultados negativos.
Muita gente acaba desanimando do tráfego pago quando rios de dinheiro foram desperdiçados sem obter nenhum resultado expressivo.
O tráfego pago funciona da seguinte forma: adicionamos dinheiro aos mecanismos de buscas ou redes sociais para impulsionar uma publicação ou um anúncio na internet.
Seu dinheiro é valioso e não pode ser desperdiçado! Ao contrário do tráfego orgânico que não colocamos dinheiro e investimos tempo, aqui investimos dinheiro para acelerar o tempo.
Vamos aprender aqui como começar do jeito certo investindo em tráfego. Sua empresa e negócio irão para um outro nível após essas 3 dicas infalíveis.
1- Plano estratégico de tráfego pago
A melhor forma para ter sucesso investindo em tráfego na internet é usar a ferramenta de forma estratégica.
Independente da plataforma de tráfego que você irá usar, você precisa focar em 3 pilares do tráfego: chamar a atenção pelo anúncio, atrair o lead para uma página de conversão e a conversão do visitante em lead.
Tendo essa noção básica do objetivo do tráfego você já começa a mensurar as suas campanhas e qual melhor para o produto ou serviço que você oferece.
Quando investimos num anúncio de negócio local por exemplo, queremos atrair o visitante para a nossa loja física ou encomendas pela internet, certo?
Vender é sempre o objetivo final independente se seu produto é digital ou físico, porém, não faça tráfego diretamente para a página de vendas, a não que o seu lead já esteja aquecido.
Para entender melhor isso, entramos na segunda parte do processo do tráfego pago que funciona: entender o seu público.
2- Público alvo e etapas dos funis de vendas
No Marketing Digital muitos produtores de infoprodutos incentivam seus afiliados a jogarem tráfego para as páginas de vendas.
Mas, se queremos melhores resultados investindo em tráfego pago precisamos pensar fora da caixa e focar no marketing de relacionamento.
Para isso, você precisará instalar no seu site os pixels de público do Facebook, Google ou outra plataforma que decida usar para fazer tráfego.
Porque você só vai oferecer o produto para o seu público quente, ou seja, aquele o qual você criou um relacionamento e já te conhece.
Para um público frio precisamos oferecer bônus para recebermos seu contato de e-mail ou número de telefone em troca.
Por e-mail você criará conexão com o lead através de posts informativos, por WhatsApp criamos relacionamento da mesma forma.
Então a desculpa não pode ser: não tenho um site! Usamos o que temos! Se apenas temos uma página de Instagram e um WhatsApp, então vamos utilizar isso!
Quando vier seus primeiros resultados você evolui para um site, para usar essa estratégia com tráfego pago do Google Ads e Pixels do Facebook.
Instalando pixels você consegue mensurar quantas pessoas entraram em determinadas páginas, quantas clicaram num botão de compra, abandonaram o carrinho, entre outros.
É muito importante medir a temperatura do seu público para oferecer o produto ou serviço somente para lead quente. Se for frio, ou seja, não conhece você ou sua marca, faça tráfego pago somente para pegar o contato oferecendo algo grátis em troca.
3- Faça seu cliente comprar de você mais uma vez
Muitas vezes medimos o ROI, retorno sobre investimento por analisar somente o quanto gastamos em tráfego e quanto tiramos de lucro.
Mas esse retorno pode ser muito maior se o mesmo cliente comprar de você novamente, não só uma vez mas várias e várias vezes.
Para isso, você precisa estruturar todo o seu negócio para alcançar êxito no tráfego pago e ele realmente funcionar para a sua empresa.
O seu produto e serviço precisam ser bons de verdade, o atendimento para o cliente que está te conhecendo agora (lead frio) precisa ser de qualidade e não demorar em responder.
Daí por diante começa um relacionamento com postagens diárias nas redes sociais, envio de e-mails e um bom atendimento ao cliente.
Na medida em que as vendas começarem à acontecer mantenha o contato, peça feedbacks para os clientes, ouça opiniões e ofereça um suporte pós-venda de qualidade.
Dessa forma um mesmo cliente além de indicar você para outras pessoas comprará novamente seu produto. É onde o ROI dispara e sua empresa começa a lucrar de verdade com tráfego pago.
Quando tiver uma promoção relâmpago na loja ou serviço, você terá uma lista fiel de clientes e alavancará a postagem somente para que te seguem ou estão na lista de emails.
Última dica, mas não menos importante para um anúncio patrocinado de sucesso
Não existe dinheiro jogado fora em tráfego pago quando sabemos analisar métricas e fazer testes. Todos os dados contidos ali no Gerenciador de Anúncios são importantes.
Quando não há vendas nem conversões, os dados apresentarão um caminho, público, imagem ou Copy que não deva ser seguido.
Para isso os testes são importantes. Se você mesmo faz o tráfego pago para a sua loja precisar aprender a testar variações de anúncios diversos.
Pelo menos 15 a 20 dias testando e deixando a ferramenta de anúncios adquirir inteligência, aí você mensura os dados.
Estude bastante a plataforma de anúncios
Estude bastante a ferramenta antes de clicar em “anunciar”. Tem botões se configurados do jeito errado pode lhe causar muito prejuízo!
Principalmente, quando configuramos o anúncio para o estado ou cidades erradas ou então fazemos anúncios de conversão deixando o valor aberto sem colocar um limite! É prejuízo na certa!
Se você está investindo em tráfego pago com um Gestor de Tráfego, por mais experiente que ele seja aprenda a ter paciência, mas cobre a ele relatórios semanais das campanhas de anúncios.
Tráfego pago funciona, mas precisa saber fazer direito e colher o melhor da ferramenta, analisar métricas e nunca para de testar.