Como funciona ter um carro por assinatura? Vantagens e Desvantagens
O carro por assinatura, também conhecido como “carro por subscrição” ou “carro por leasing”, é um modelo de negócio em que você pode alugar um veículo por um período determinado, geralmente em contrato mensal, em vez de comprar o carro ou arrendá-lo por um longo prazo.
Aqui estão alguns pontos importantes sobre como funciona e o que você precisa ter atenção antes contratar um carro por assinatura.
Compare os modelos de veículos e atenção no contrato
Os serviços de carro por assinatura normalmente oferecem uma variedade de modelos de carros para você escolher.
Nessa hora precisa analisar bem as suas necessidades e preferências sem se deixar levar pelas emoções. Ter um carro zero e com condições melhores por ser de assinatura não exclui o seu planejamento financeiro.
Compare bastante as opções entre as lojas que oferecem este tipo de serviço antes de assinar o contrato.
Ao optar por um carro por assinatura, você assinará um contrato com a empresa que oferece esse serviço.
O contrato detalhará a duração do aluguel, o valor da assinatura mensal, a quilometragem permitida e outros termos e condições. Leia tudo com atenção antes de assinar.
Flexibilidade é um ponto muito positivo deste tipo de serviço
Uma das vantagens do carro por assinatura é a flexibilidade. Ao final do contrato, você pode optar por renovar o contrato com o mesmo carro, escolher um modelo diferente ou até mesmo encerrar a assinatura.
Fique ligado no contrato sobre a questão da quilometragem, pois ter um carro por assinatura pode te limitar se você anda muito com o carro.
Se você ultrapassar esse limite, poderá ser cobrado por quilômetro adicional. Analise bem o quanto você pode percorrer por ano.
Geralmente, os serviços de carro por assinatura incluem a manutenção regular do veículo e o seguro. Isso pode variar dependendo da empresa e do plano escolhido.
Na maioria já vem inclusos esses serviços. Às vezes uma empresa pode lhe oferecer uma mensalidade mais baixa, porém, não estão inclusos a manutenção, nem o seguro.
No final pode acabar ficando mais caro. Então, não seja atraído somente pela marca ou modelo do veículo. Para ser vantajoso de verdade, todos os pontos devem ser levados em questão nesse momento.
Mensalidade: o fator mais importante na hora de contratar um carro por assinatura
Em vez de pagar o valor total do carro, como em uma compra tradicional, você pagará uma mensalidade fixa durante o período de assinatura.
Essa mensalidade pode incluir diversos serviços, como manutenção, seguro e assistência 24 horas. Geralmente, muitas pessoas escolhem esse tipo de serviço por ser muito mais vantajoso.
Inclusive as mensalidade, se colocar na ponta do lápis você terá economizado um bom dinheiro num período de um ano. Mas como todo serviço, pode acabar tendo desvantagens.
Principais desvantagens dos carros de assinatura
Mas como todo serviço, há vantagens e também desvantagens. Andar de carro zero km e não ter custos com IPVA, manutenção, seguro é uma das principais.
Além, é claro, de pagar uma mensalidade justa e poder escolher carros de categorias um pouco acima, algo que se fosse financiar um carro zero popular, praticamente sairia a mesma prestação.
A grande desvantagem é que o carro nunca será do assinante. O carro de assinatura ao entregar para a loja você ficará sem veículo algum.
Tem pessoas que optam por este serviço de uma forma temporária, ou seja, enquanto pagam a mensalidade estão investindo o dinheiro ou juntando para um dia comprar outro.
Há outros que optam por ficar sempre nessa modalidade, assinam o carro e trocam por outro ao fim do plano e não esquentam por não ter o veículo, um bem totalmente seu.
E você, o que acha disso?
É importante pesquisar diferentes empresas que oferecem esse serviço, ler atentamente o contrato e considerar suas necessidades pessoais antes de decidir se o carro por assinatura é a melhor opção para você.